[#VozesFemininas] Vídeos do Colóquio Internacional «Maria Archer: Reflexos e Reflexões»

A escritora portuguesa Maria Archer (1899-1982) foi homenageada a 24 de janeiro de 2022, num Colóquio Internacional que contou com reputadas/os estudiosas/os da sua vida e obra, investigadoras/es de universidades portuguesas, brasileiras, espanholas, francesas e norte-americanas.

«Maria Archer: Reflexos e Reflexões» é o título do encontro que decorreu presencialmente no Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, e via online, em sala zoom. A iniciativa assinala os 40 anos da morte de uma escritora notável e de uma mulher frontal e incómoda para o Estado Novo, com várias obras censuradas e apreendidas.

O Colóquio Maria Archer inscreve-se no projeto internacional «Escritoras portuguesas no tempo da Ditadura Militar e do Estado Novo em Portugal, África, Ásia e países de emigração», uma parceria entre o Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT, NOVA FCSH), as FACES DE EVA (CICS.NOVA, NOVA FCSH) e o Centre de Recherches Interdisciplinaires sur le Monde Lusophone (CRILUS – Études Romanes) da Universidade Paris Nanterre.

Sessão de Abertura

Sessão 1 – Uma Voz Insubmissa

Sessão 2 – Olhares sobre África

Sessão 3 – A crítica da lei em Maria Archer

Apresentação da base de dados «Escritoras portuguesas no tempo da Ditadura Militar e do Estado Novo em Portugal, África, Ásia e países de emigração»

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.