Avançar para o conteúdo

Sugestões de leitura para o Halloween

  • Blog
Abadia no Carvalhal, de Caspar David Friedrich.

Com o início do Outono e a proximidade do Halloween, estamos numa época propícia a leituras mais sombrias. Tendo isso em conta, resolvemos sugerir alguns clássicos do horror e da literatura gótica, favorecendo, como seria de esperar, os títulos disponíveis gratuitamente em formato digital.

Sugestões em português

Principiando pelo catálogo do Projecto Adamastor, destacamos as seguintes obras, com especial ênfase para a antologia Dentro da Noute, que reúne 27 contos e novelas de autores portugueses e brasileiros:

Não poderíamos também deixar de recomendar o projecto Tênebra – Biblioteca digital de narrativas obscuras brasileiras, que, apesar de recente, disponibilizou já várias dezenas de textos em PDF.

Podem encontrar outras obras relevantes na nossa Cronologia da Ficção Especulativa Portuguesa ou, caso prefiram explorar ficção contemporânea, no Catálogo de Terror Português, elaborado este ano pela Fábrica do Terror.

Quanto a títulos não ficcionais, temos ainda duas sugestões em português: O «horror» na literatura portuguesa, de Maria Leonor Machado de Sousa (também autora de A literatura “negra” ou de terror em Portugal: séculos XVIII e XIX) e o recentemente editado O Quarto Perdido do MotelX, que explora a história do cinema de terror português entre 1911 e 2006.

Sugestões em inglês

Dada a quantidade de conteúdo disponível em inglês, apresentamos aqui apenas algumas das obras mais populares e influentes, disponíveis no Project Gutenberg. Muitas delas podem também ser encontradas em audiolivro, nas secções de Horror e de Literatura Gótica do Librivox:

Comentários

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.