Avançar para o conteúdo

Rede de Livrarias Independentes

  • Blog

Quando sabemos já que, entre 16 e 22 de Março, se registou uma queda de 63,3% nas vendas de livros no nosso país, dezenas de livreiros decidiram juntar forças através da criação da RELI — Rede de Livrarias Independente. O website da associação já está disponível e inclui, para além dos dados relativos às livrarias participantes, uma carta aberta aos órgãos de soberania portugueses e informação acerca das campanhas «Livraria às Cegas» (pacotes surpresa) e «Fique em casa, mas não fique sem livros» (encomenda de livros com oferta de portes de envio).

A Rede de Livrarias Independentes (RELI) é uma associação livre de apoio mútuo composta por livrarias de todo o território português sem ligação a redes e cadeias dos grandes grupos editoriais e livreiros.
 
Procuramos uma coordenação de esforços para enfrentar a crise no mercado livreiro, que vem comprometendo a existência de pequenas livrarias em todo o país — principalmente agora neste período de pandemia —, intervindo junto da sociedade e dos poderes públicos.
 
A lista das livrarias envolvidas neste projecto está em permanente crescimento e procura novos aliados, que nos podem contactar através do info@reli.pt.
 
Acreditamos que as livrarias têm um papel fundamental na coesão cultural de uma sociedade, e na criação de um pensamento crítico e livre, contribuindo para a educação, a informação e o entretenimento dos cidadãos.
 
O objectivo da RELI é coordenar parte da nossa comunicação conjunta e endereçar a atenção para o nosso papel, através deste site, onde se podem encontrar informações sobre cada um dos participantes e respectivos canais de comunicação, e ter acesso às iniciativas de todos — campanhas de promoções, feiras do livro, lançamentos, etc.
 
Queremos chegar ao nosso público habitual, e além dele, nos serviços que nos são comuns: garantir que a cultura esteja ao alcance dos nossos clientes, mas procurando garantir a sobrevivência e autonomia das nossas livrarias independentes. Esta é uma iniciativa que também procura o apoio do seu público.
 
Podem contar connosco. Contamos convosco?

Comentários

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.