Avançar para o conteúdo

Colecção de Ficção Especulativa

Ao longo do último ano de actividade do projecto tenho comprovado que a ficção curta é bem aceite, em parte porque é uma ponte acessível para o formato digital, mas também porque serve de introdução à obra dos autores. Planeio vir a criar em breve uma nova colecção dedicada em exclusivo à Ficção Especulativa. Serve esta página para divulgar os moldes gerais dessa colecção, para facilitar o debate e a colaboração de quem estiver interessado na ideia. Vamos então por partes:

1. Catálogo do Projecto Adamastor
O catálogo do projecto passaria a ser dividido em duas colecções, a saber:

Colecção Clássicos da Literatura – Romance, poesia e colectâneas de contos, actualmente em domínio público.
Colecção Ficção Especulativa – Tal como o nome indica (nome esse que ainda é mero placeholder), dedicada a obras que se insiram nos géneros englobados pela dita Ficção Especulativa. O objectivo inicial seria editar ficção curta (contos/novelas) em domínio público e, se possível, também obras contemporâneas, um pouco como aconteceu com a Colecção Fantástico das Edições Rolim. Isto permitiria proporcionar uma visão mais alargada da evolução da Ficção Especulativa em Portugal, assim como divulgar obras que entretanto foram caindo no esquecimento.

2. Visual
O layout de capa actual continuaria a ser utilizado para os clássicos. Para a nova colecção seria criado novo layout, para garantir uma diferenciação em termos visuais.
O ideal seria também poder contar com ilustrações criadas especificamente para cada obra, mas, não sendo possível, podemos recorrer, como tem acontecido até agora, a imagens no domínio público ou com licença Creative Commons.

3. Colaboração
Antes de avançar com a ideia existem alguns aspectos em que tenho de trabalhar, processo que será bastante mais fácil com o auxílio de outros colaboradores:

Criação de uma listagem de obras – Organizada por título, autor e data original de publicação, incluindo também o link para a digitalização do original, quando esta estiver disponível online. A lista actualizada pode ser encontrada no final desta página.

Obras contemporâneas – Listar autores cuja obra não se encontra ainda em domínio público, mas que seria interessante publicar no âmbito da colecção. Serve como base para futuros contactos.

Leitura final – Gostaria de saber quem está disponível para ler os eBooks da colecção antes de estes serem lançados. O processo de revisão/conversão fica ao meu encargo ou de qualquer outro colaborador do projecto que esteja interessado em ajudar, mas no Adamastor não dispensamos esta última fase, que muitas vezes é essencial para identificar erros que escaparam ao responsável pela revisão.

4. Outras ideias
A ponderar, mas que não são essenciais para avançar com a colecção:

Traduções – Incluir também obras estrangeiras? No fórum BBDE temos vindo a efectuar uma tradução em grupo de um conto de Poe, mas é um processo demorado. Se existir algum tradutor que queira colaborar ocasionalmente com o projecto, que se acuse.

Introduções – Acrescentariam valor e contextualizariam a obra.

Ilustrações – Como apontei acima, uma capa exclusivamente criada para cada obra seria interessante, mas é algo que está dependente da colaboração de artistas gráficos.

Notas Finais
Não excluo a possibilidade de editar ficção longa ou trabalhos inéditos nesta colecção a médio/longo prazo. Será uma possibilidade a avaliar no futuro.

Comentários

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.