Clube de Leituras Cool
Numa altura em que o isolamento social inviabiliza muitas iniciativas culturais, apresentamos mais uma alternativa que, aproveitando as possibilidades que as novas tecnologias proporcionam, visa contribuir para a promoção de hábitos de leitura: trata-se do Clube de Leituras Cool, que inclui comentários de professores e alunos acerca de obras recomendadas, desde o 1.º ciclo ao ensino secundário:
O Clube de Leituras Cool nasceu com o propósito de fomentar a leitura, criando uma verdadeira rede de leitores, de todas as idades. Destinado a alunos e professores, pretendia-se que envolvesse também as famílias.
Lançado o mote de levar os alunos a partilhar leituras, de forma informal, sem regras, só pelo prazer da partilha da leitura e com recurso aos meios que os nossos alunos mais usam – o som e a imagem – um conjunto de professores bibliotecários, que envolveram professores e alunos das suas escolas, criaram um “nicho de leitura”. E o que começou timidamente, é, atualmente, um repositório extraordinário de leituras e de partilha. Em rede.
Esta semente deu frutos em 4 meses: de 24 propostas de leitura de alunos e professores, temos 38 comentários. De alunos, professores, pais e até escritores que descobriram no Clube de Leituras Cool os seus livros.
E a semente continua a dar frutos… professores que utilizam o Clube para fomentar o gosto pela leitura, para dar sugestões, para fomentar a partilha; alunos que descobriram o prazer de ler e de dar a ler… em rede!
- Recursos de Português no portal RTP Ensina
- Frederico Lourenço lança iniciativa dedicada à aprendizagem de Latim