Projecto Adamastor

BookCrossing: como transformar o mundo numa biblioteca, um livro de cada vez

Desde a sua inauguração, em Abril de 2001, a comunidade virtual BookCrossing tem vindo a crescer consideravelmente, contando já com mais de 1,95 milhões de membros e quase 14 milhões de livros a viajar pelo mundo.

O objectivo desta iniciativa é simples: ligar pessoas através da partilha de livros. Os membros da comunidade registam livros no website, obtendo um código único (BookCrossing Identity Number ou BCID) que permite identificar cada um deles. Posteriormente, deixam os livros num local público, com uma etiqueta ou uma nota manuscrita, incluindo o referido identificador, para que estes possam ser encontrados por outras pessoas. Por sua vez, quem descobrir um desses livros poderá deixar um comentário no website e voltar a libertá-lo, permitindo assim acompanhar o percurso do livro e, claro está, que outras pessoas possam usufruir do mesmo.

Existem também outras formas mais controladas de partilha, desde trocas ou empréstimos pontuais, a circuitos onde o livro, enviado por correio, vai passando entre bookcrossers indefinidamente (BookRay), ou até regressar ao dono (BookRing). Estas partilhas são, regra geral, organizadas através dos fóruns oficiais (sendo o fórum português um dos mais activos).

A equipa do Projecto Adamastor já libertou alguns livros, e decerto partilhará mais algumas dezenas no decorrer dos próximos meses. Convidamos-vos, pois, a aderir a esta iniciativa, deixando que os vossos livros viajem, se não pelo mundo, pelo menos por terras lusitanas, onde muitos ainda não descobriram o prazer da leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.