Avançar para o conteúdo

Apresentação da Colecção Génesis

  • Blog
Imagem da autoria de Marta Machado.

Apesar de o Projecto Adamastor ter tido início em Março de 2013, o debate que lhe deu origem remonta a finais de 2010. Nessa altura, tínhamos como objectivo a criação de um repositório de Ficção Especulativa portuguesa, por forma a recuperar obras que, sem reedições recentes, foram sendo esquecidas ao longo dos anos.
 
Por falta de colaboradores para avançar, pela ausência dos meios necessários à digitalização das obras e por termos chegado à conclusão que o público-alvo seria bastante restrito, essa ideia acabou por cair por terra.
 
Volvidos mais de dois anos, em Janeiro de 2013, o debate acerca do Projecto Adamastor renasceu, mas, desta feita, com contornos bem mais alargados: a disponibilização de clássicos da literatura portuguesa em formato digital, sem qualquer restrição de género literário, com o objectivo de atingir um público mais vasto sem abandonar totalmente a ideia original. Tal alargamento do âmbito permitiu-nos aproveitar o excelente trabalho efectuado pelos colaboradores do Project Gutenberg, e usufruir do catálogo de digitalizações da Biblioteca Nacional de Portugal, que veio a tornar-se na nossa principal fonte de textos-base.
 
Foi nestes moldes que o Projecto Adamastor nasceu. No entanto, a vontade de recuperar e tornar acessíveis obras de Ficção Especulativa persistiu, como atesta a edição de títulos como A Confissão de LúcioO Defunto e Os Canibais, vontade essa que resultou agora na criação de uma nova colecção, intitulada Génesis.
 
A colecção Génesis englobará Ficção Especulativa escrita em português, incluindo obras contemporâneas, com um layout de capa próprio, por forma a distingui-la da colecção base dedicada aos clássicos. O primeiro lançamento será Lisboa no Ano 2000, de Melo de Matos, que, como vem sendo hábito, será disponibilizado gratuitamente em formato EPUB e MOBI, não só no nosso website mas também nas plataformas Kobobooks, Google Play e Scribd.
 
Esperamos que esta nova colecção seja do agrado dos nossos leitores e, como sempre, estaremos ao dispor para ouvir a vossa opinião.

2 comentários em “Apresentação da Colecção Génesis”

  1. Excelente iniciativa, tanto a de editar clássicos em formato e-reader como esta de explorar a ficção especulativa portuguesa.
    Parabéns, e espero que seja um projecto para manter.

Comentários

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.