Avançar para o conteúdo

Orçamento Participativo de Portugal: Projecto «Cultura para Todos»

  • Blog

Encontra-se aberto, desde 7 de Junho, o período de votação do Orçamento Participativo de Portugal. Dentre as centenas de propostas apresentadas, destacamos o projecto de âmbito nacional «Cultura para Todos»:

A cultura é um pilar fundamental da educação, sentimento de pertença e de integração do indivíduo na sociedade. Assim, propõe-se a criação de um programa de incentivo da população à Cultura baseada em três pilares: Medida 1: Criação de um programa que incentive a doação de livros em boas condições por parte de pessoas singulares a bibliotecas públicas. Os doadores em troca e por incentivo recebem um vale para a compra de um livro numa livraria. Assim, é incentivada a leitura e compra de livros, bem como a doação de obras às bibliotecas. Medida 2: Oferta de um cheque cultura a todos os jovens que completassem 18 anos que lhes permita o acesso gratuito a museus e espaços culturais durante um ano. Esta medida é complementada com vales de compra de livros em parceria com as associações locais. Medida 3. Criação de uma uma base de dados online e gratuita onde reúna livros em suporte digital, em braille e em suporte audio adaptada para cidadãos portadores de deficiência.
 
Orçamento: 200.000€
Período de concretização do projeto: 18 meses

O período de votação termina a 10 de Setembro. O voto pode ser efectuado através do portal do OPP ou via SMS, tendo cada cidadão direito a dois votos, um para projectos de âmbito territorial e um para projectos de âmbito nacional.

Etiquetas:

Comentários

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.