Projecto Adamastor

FAQ

1. Sobre o Projecto

O projecto tem fins lucrativos?
Não. O Projecto Adamastor depende do trabalho voluntário dos seus colaboradores, e todas as obras convertidas no seu âmbito são disponibilizadas gratuitamente.

O projecto adopta o novo acordo ortográfico?
Não. As obras são revistas segundo o Acordo Ortográfico de 1945.

O que diferencia este projecto de outras iniciativas semelhantes, como o Project Gutenberg?
O Projecto Adamastor destaca-se essencialmente pelo design e pela actualização ortográfica das obras disponibilizadas. O Project Gutenberg, através da plataforma Distributed Readers, especializa-se na reprodução fiel, em diferentes formatos, das digitalizações de obras em domínio público. No entanto, a grande maioria desses títulos não está actualizada a nível ortográfico, o que acaba por afastar muitos leitores. No futuro, esperamos também poder diferenciar as nossas edições através de conteúdo adicional, como introduções ou biografias.

2. eBooks

Como posso ler ficheiros EPUB?
A maioria dos eReaders suporta o formato EPUB, pelo que basta transferir o ficheiro para o dispositivo. Caso não possua um eReader, pode ler os eBooks do Projecto Adamastor no seu PC, tablet ou smartphone, através de software especificamente desenvolvido para o efeito, como é o caso do Adobe Digital Editions ou do Calibre. Para uma lista bastante completa deste género de software, visite esta página.

Em que plataformas estão disponíveis os eBooks do projecto?
Para além do nosso website, os eBooks podem ser encontrados nas lojas Kobo, Scribd e Google Play Books.

3. Colaboração

De que forma posso colaborar?
Para melhor compreender os nossos métodos de trabalho aconselha-se a leitura do nosso Guia do Colaborador. Após a leitura do documento, podem entrar em contacto connosco utilizando este formulário ou, em alternativa, através do nosso e-mail oficial (geral@projectoadamastor.org).

  • Samuel Carneiro

    Vocês pretendem publicar estes livros na Amazon?

    • Ricardo Lourenço

      Samuel, a Amazon impõe algumas restrições para editar obras no domínio público e, para além disso, não nos permite disponibilizar as obras gratuitamente, pelo que não temos intenção de lançar os nossos eBooks na Kindle Store.

      De notar que, caso tenha um Kindle, pode sempre descarregar a versão MOBI através do nosso website.