Encontro “Ebooks e Bibliotecas Públicas”

Encontro Ebooks e Bibliotecas Públicas

A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, através do Grupo de Trabalho de Bibliotecas Públicas, vai organizar na Biblioteca Nacional de Portugal nos dias 15 e 16 de Novembro de 2013 o Encontro Ebooks e Bibliotecas Públicas.
 
A recente explosão tecnológica, centrada em dispositivos de leitura electrónica, está a revolucionar a forma como os leitores se relacionam com o objecto livro, a informação, o mercado editorial e, naturalmente, as bibliotecas.
 
Como espaços privilegiados de acesso ao livro e à informação, as bibliotecas públicas necessitam de preparar-se e adaptar-se a esta realidade e adequarem os seus serviços à procura deste tipo de suporte nos próximos tempos.
 
Os profissionais têm vindo a oscilar entre a imediata aceitação destes novos suportes de leitura, apoiando-se nos dados mais recentes que demonstram uma significativa evolução na utilização de ebooks, tomando consciência de que é necessário desenvolver serviços inovadores; e os que ainda resistem ao digital, por receio de modismos ou ainda reticentes com a exigência do investimento financeiro e os riscos da obsolescência tecnológica.
 
Contudo, os ebooks já não são objectos de ficção e fazem já parte do quotidiano de muito leitores. Para que as bibliotecas públicas não sejam ultrapassadas pela realidade, estas e os seus profissionais devem estar preparados para os integrar nas suas colecções e disponibilizá-los aos seus utilizadores.
 
Ainda que em Portugal não exista muita informação sobre a utilização de ebooks em bibliotecas públicas, denota-se um crescente interesse sobre este tema. Questões como direitos de autor, formatos e equipamentos, preço e formas de aquisição, serviços de empréstimo e formação de profissionais e dos leitores, começam a ser assuntos centrais de discussão entre os profissionais.
 
Aproveitando a actualidade, o interesse e a premência deste tema, aliado a algum desconhecimento, desconfiança e à existência de informação dispersa ou contraditória, pretende-se com este encontro apresentar um panorama geral sobre ebooks e bibliotecas públicas, contribuindo assim para:
 
Problematizar as mudanças ocorridas no processo de leitura;
Analisar as necessidades dos utilizadores face aos novos suportes de leitura;
Reflectir sobre soluções de aquisição, disponibilização e acesso;
Debater as oportunidades e desafios para as bibliotecas;
 
Durante 2 dias pretende-se debater sobre a presença de ebooks nas bibliotecas públicas, com recurso à opinião de bibliotecários, editores, investigadores e leitores. Pretende-se dar uma perspectiva da realidade dos ebooks em Portugal de modo a analisar as oportunidades e os desafios que este suporte representa para as bibliotecas públicas, os bibliotecários e os utilizadores. Este encontro procura articular sessões de apresentações teóricas e de apresentação do estado da arte com sessões mais práticas e interactivas.
 
Programa
Inscrições

Tagged on: