Debate «O livro morreu, VIVA o e-book?»

Old_books_by_bionicteaching

Em Agosto de 2013, uma das livrarias de referência da vida intelectual lisboeta, a Livraria Sá da Costa, encerrou portas, constituindo mais um símbolo da contínua crise financeira e cultural. À medida que mais livrarias encerram, mais o debate sobre o futuro das livrarias e dos livros na era do Kindle, da auto-publicação e da Amazon se intensifica. Podem as possibilidades da publicação digital, com a sua capacidade para conectar autores, editores e leitores mais eficazmente e sem tantos custos produzir uma cultura de leitura mais vibrante do que alguma vez qualquer livraria o poderia fazer?
 
O debate sobre o declínio do ‘leitor comum’ tornou-se uma questão global. Em Inglaterra, o secretário para a educação Michael Gove provocou celeuma ao sugerir que os estudantes deveriam ser encorajados a ler George Eliot em substituição da saga de livros ‘Crepúsculo’. Por outro lado, muitos educadores defendem que a literacia (capacidade para ler e escrever) no mundo digital é mais importante do que a literatura. Há, no entanto, um aumento da preocupação que a cultura geral dos alunos, especialmente em artes e humanidades, seja cada vez menor mesmo quando comparada com as gerações mais recentes, o que representa um verdadeiro desafio para manter os standards académicos.
 
Dever-nos-íamos preocupar menos como os livros estão a ser comprados e vendidos e mais com o modo como estes estão a ser lidos e discutidos? Estará a era digital a minar o acesso ao conhecimento e à indagação, ou estará a ampliar os nossos horizontes? Estaremos demasiado focados sobre os aspectos negativos das novas tecnologias, ou há algo a lamentar na potencial perda de espaços culturais, como livrarias e bibliotecas? Pode o e-book realmente ser o salvador do leitor sério, ou uma vida intelectual vibrante exige mais do que a inovação tecnológica?

 

Oradores:

Robert Clowes: Investigador Filosofia e ciências cognitivas, IFL, Universidade Nova de Lisboa: fundador do Salão Brighton e do Salão Lisboa

Sofia Gonçalves: Editora Dois Dias

José Pinho: Administrador da Ler Devagar-Livraria de Fundos, Promotor e Gestor da Vila Literária de Óbidos

Pedro Quintino: Investigador Literatura Portuguesa e Europeia, CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias)
 

Moderador:

Angus Kennedy: Director de Relações Externas Institute of Ideas; Presidente Fórum IoI Economy; Organização The Academy

 

Institute of Ideas (IOI) (www.instituteofideas.com) criou, desde 2000, um fórum para debate público sobre temas sociais complexos. Uma das suas iniciativas é um festival de dois dias, Battle of Ideas, que todos os anos se realiza em Londres em finais de outubro.
 
Battle of Ideas é uma plataforma que pretende promover o debate e a troca de ideias de forma livre e criativa sobre os mais diversos temas da actualidade. A sua gestão e organização está a cargo de um comité de indivíduos de diferentes áreas e backgrounds, e reúne, regularmente, estudantes, profissionais e público em geral para discutirem ideias.
 
Paralelamente, o IOI organiza Eventos Satélite em várias cidades do Reino Unido, de países europeus, na Índia, em Nova Iorque. Esta é a segunda edição na ZDB.

 

Objectivos Battle of Ideas

Debater novos argumentos sobre as questões mais pertinentes do momento evitando encalhar nos aspectos insignificantes da vida política quotidiana;

Iniciar discussões, independentemente das exigências por resultados práticos imediatos que muitas vezes entravam o pensamento inovador;

Moldar o futuro através do debate para nos ajudar a perceber o mundo e para o podermos mudar para melhor;

Identificar uma nova geração de intelectuais e criar um espaço onde se possam encontrar para partilhar ideias;

Reunir aqueles que querem olhar para além dos títulos sensacionalistas da imprensa e que não estão preparados para ser padronizados por soundbites simplistas;

Atrair os participantes que estão dispostos a criar desafios e que não pedem desculpa por colocar ideias e argumentos no centro das atenções.

 

Battle of Ideas – Eventos Satélites

Sábado, 28 de Setembro das 16h30 às 20h

Organizado por Angus Kennedy e Pedro Quintino de Sousa em colaboração com a ZDB

Galeria Zé dos Bois | Rua da Barroca, 59 1200-047 Lisboa (Bairro Alto) Portugal

Contactos: +351 21 343 0205 | email: reservas@zedosbois.org | www.zedosbois.org

Debates em Inglês

Entrada livre

Via Blogtailors.

Tagged on: