Projecto Adamastor

Apresentação do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz

169.º Aniversário Eça de Queirós

Comunicado de Imprensa

A Fundação Eça de Queiroz, os Municípios de Baião e de Amarante e a editora Opera Omnia vão promover no próximo dia 25 de novembro as Comemorações do169º Aniversário de Eça de Queiroz, na Casa de Baião, Rua das Flores, 53-55, Porto, a partir das 15h30m.

 

Do programa destas Comemorações destaca-se o lançamento do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz. Criado numa parceria da Câmara Municipal de Baião com a Fundação Eça de Queiroz, o Prémio distinguirá em cada ano, sequencialmente, obras de narrativa (romances ou conjunto de contos inéditos) e ensaios literários Na primeira edição o prémio destina-se a uma obra narrativa.

 

Será premiada apenas uma obra, à qual será atribuído o valor de 5 mil euros – apoio do Município de Baião – e a publicação do inédito pela Editora Opera Omnia. Outras obras, de valor artístico assinalável, poderão contar com menções honrosas.

 

O Prémio será entregue pela primeira vez no ano de 2015, data em que se completam 25 anos de existência da Fundação Eça de Queiroz, sediada na Casa de Tormes, em Santa Cruz do Douro, concelho de Baião.

 

As candidaturas para a primeira edição do Prémio poderão ser efetuadas a partir de 25 de novembro e até ao dia 1 de março de 2015, inclusive.

 

Homenagear o vulto literário de Eça de Queiroz e incentivar a produção de obras originais de escritores de língua portuguesa são os dois principais objetivos da criação do Prémio Fundação Eça de Queiroz. Em particular pretende-se valorizar a criação literária em torno da figura do escritor.

 

A par do lançamento do Prémio Fundação Eça de Queiroz, as Comemorações contarão com o lançamento do livro Eça de Queiroz e a Casa de Tormes, com textos de Secundino Cunha e fotografias de Sérgio Freitas e do Arquivo da Fundação. O livro relata a relação de Eça de Queiroz com a Casa de Tormes e a sua preferência por Santa Cruz do Douro.

 

Integra ainda o programa das Comemorações do Aniversário de Eça de Queiroz a abertura da mostra documental “Eça de Queiroz – Teixeira de Pascoaes”.

 

Esta mostra apresenta documentos dos arquivos de Eça de Queiroz e de Teixeira de Pascoaes, dois nomes grandes da Literatura Portuguesa ligados à região do Baixo Tâmega, nomeadamente aos concelhos de Baião de Amarante.